Muito prazer, meu nome é outono.

13.11.10

PROÍBAM O PEDIDO DE DESCULPAS!

Isso mesmo. Sou a favor da legalização da maconha, mas contra a palavra que escapa mais facilmente da boca das pessoas.
Hoje todo mundo vive como se "me perdoa" fosse a única solução, a única frase possível pra todo e qualquer momento desagradável. Descobri faz tempo. Mais ou menos aos quatro anos, quando - segundo o meu pai - eu prefiria apanhar a pedir desculpas. Mas hoje essa situação me tirou do sério. Os fatos são esses.
Perguntaram para o meu irmão 'Qual é a palavrinha mágica' e ele - respondendo de maneira semântica e gramaticalmente incorreta disse - 'Me desculpa'. Fiquei com raiva, dei um tapa na cabeça do moleque e saí.
O que aconteceu com o tão educado 'por favor' que a tia me ensinava a usar pra ir ao banheiro? Ou com o gratíssimo 'muito obrigada'? Deles eu gosto! Demonstram preocupação para com o próximo por algo bom que ele fez ou possa vir a fazer.
Mas o pedido de desculpas? Quase nunca adianta alguma coisa pra quem tá ouvindo, e quase sempre serve apenas pra aliviar a culpa de quem fez alguma besteira e tem preguiça de consertar. Ou pior, serve de justificativa! estilo, 'Ah, vou ali ficar com aquele menino que a minha amiga tá afim, mas depois é só pedir desculpa, né? Eles não tem nada mesmo! O 'desculpa' está quase tão banalizado quanto o 'eu te amo'. Tudo aquilo que se deveria sentir pra então pedir desculpas está se perdendo: o sentimento de culpa quase que não existe e a vontade de não cometer o mesmo erro desapareceu. Então, pra que serve desculpar? Se tirar a culpa que não se sente, ou permitir o cometimento do mesmo erro mais cinquenta vezes?
Chega, minha gente! Vamos viver onde existam menos erros, menos mancadas, menos xingamentos à mãe, menos traição, menos cabritagem! Vamos procurar uma vida sem a necessidade da culpa, e consequentemente, das desculpas.

(Gabriela quase nunca desculpa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário